Caldeira Série LX

A Miura é mundialmente conhecida por seu comprometimento com a proteção e preservação do meio ambiente e por seu projeto de caldeiras inovadoras e eficientes. As caldeiras Série LX são cadeiras de baixa emissão de NOx, projetadas para atender e exceder as mais restritas regulamentações de emissões.

Dentre as suas principais características, destacam-se:

  • Caldeiras a gás: Gás Natural ou GLP;
  • Média e alta pressão (PMTA de 170PSIg e 300 PSIg)
  • Disponível na versão aquecedor de água
  • Compacta
  • Modular
 

Projeto do modelo LX

O projeto das caldeiras Série LX consiste em sequencias de tubos verticais instaladas entre cabeçotes de placas retangulares (tubesheets). Ambos cabeçotes são revestidos por refratários garantindo apenas a exposição dos tubos à chama e/ou gases de combustão. O cabeçote superior é fixado ao inferior apenas pelos tubos. Conforme os tubos expandem ou contraem, o cabeçote superior sobe e desce, evitando tensões pela dilatação térmica.

Esse conceito de “cabeçote flutuante” reduz eficientemente a tensão térmica e permite o uso de água fria sem o risco de choque térmico. O problema de vazamento de tubos é eliminado com essa tecnologia.

Caldeira “sem fornalha” e baixo NOx

A chama de baixa temperatura e uniforme envolve os tubos e se propaga ao longo da grande área superficial. Essa queima naturalmente controlada resulta na emissão inacreditavelmente baixa de NOx, no tamanho compacto e na alta eficiência.

Produção de água fria em vapor em menos de 5 minutos

“Cabeçote flutuante” resulta em rápida partida. As caldeiras Miura produzem vapor rápido em menos de 5 minutos a partir da partida à frio. Caldeiras fogotubulares convencionais demandam de 1 a 1,5h para partir. O projeto único da Miura resulta em economia significante de tempo e combustível.

Menor é melhor

As caldeiras Miura Série LX ocupam50% menos espaço que caldeiras flamotubulares típicas e não necessitam de espaço para limpeza de tubos. Dobre sua capacidade de produção de vapor com a mesma área ou reduza pela metade novas construções. O projeto compacto da Miura significa menores perdas por radiação e maiores economias de combustível.

Aviso antecipado de incrustação

Incrustação é um problema com o qual todas as caldeiras devem lidar. A incrustação é formada quando a água de alimentação não é corretamente tratada. Formações avançadas de incrustação atuam como um isolante térmico. Como referência, uma incrustação na espessura de uma casca de ovo resulta em perda de aproximadamente 10% de eficiência, e, consequentemente, em aumento na conta de gás e possíveis danos na caldeira.
Por padrão, todas as caldeiras Miura LX são equipadas com termopares fixados diretamente no vaso de pressão. Assim que incrustação começa a se formar, a caldeira Miura alerta ao operador desse problema, permitindo o rastreio do problema e a atuação antes de danos maiores. Dessa forma, a caldeira pode retornar sua condição original de eficiência e evitar gastos com aumento do consumo de combustível e com reparo do equipamento.

Eficiência em serviço imbatível

O projeto da Miura, desenvolvido com auxílio computacional, resulta na transferência de calor ótima com a menor quantidade de água possível e eficiência na ordem de 94-96%, na conversão do calor do combustível para o vapor. Caldeiras típicas flamotubulares garantem essa eficiência na ordem de 90-92%.

No entanto, em uso real, a aplicação de caldeira Miura resulta em economia de combustível na ordem de 10 a 30% quando comparado com caldeiras flamotubulares padrão. Como a diferença de 2-4% na eficiência de catálogo pode trazer economias reais de 10 a 40%? Entre em contato para maiores inforações.

TABELA DE COMPARAÇÃO – SÉRIE LX

*1 – Produção de vapor com base na água de alimentação à 100°C e produção de vapor à 100°C.

*2 – Produção de vapor com base na água de alimentação à 20°C e produção de vapor à 10 kgf/cm².

*3 – Eficiência térmica com base no poder calorífico inferior do combustível e água de alimentação à 20°C.

*4 – Projeto aprovado por UL e c-UL para gás natural e GLP.

*5 – Consumo de combustível com base no poder calorífico inferior do gás natural igual à 8.600 kcal/Nm³ e do GLP igual à 11.500 kcal/kg.

*6 – Confira a vantagem do “Sistema de Instalação Múltipla Miura” e como a instalação lado a lado da LX(H)-300SG oferece a maior capacidade de produção de vapor por m² da indústria.

Observações:

– Todas as caldeiras Miura são testadas e aprovadas em fábrica.

– Todas as caldeiras Miura são projetadas para atender e exceder as normas UL e ASME para os EUA e as normas c-UL e B-51 para o Canadá.

– Modelo padrão de baixa emissão de NOx (20 ppm). Disponível na versão ultrabaixa emissão (9 ppm).

– Modelo de alta pressão (300 PSIg) disponível para os tamanhos LXH-200SG e LXH-300SG.